Telemetria Veícular Inteligente
A Alfatest atua no setor automotivo desde 1991, sendo líder no mercado brasileiro de diagnóstico automotivo. Com a forte experiência da companhia em tecnologia embarcada, a Alfatest apresenta a sua Linha VEION de Telemetria Veicular Inteligente, seguindo uma tendência mundial de veículos conectados.
Tecnologia de última geração com utilização de diversos padrões e protocolos:
- SAE J1939 (veículos pesados e agrícolas)
- SAE J1587 / SAE J1708 (RS-485 de veículos pesados)
- SAE J1979 (veículos leves e comerciais leves)
- Protocolos proprietários (veículos pesados, leves e comerciais leves)
Aplicações do sistema de telemetria veicular:
- Diagnóstico remoto do veículo via leitura de códigos de falhas (DTC – Diagnostic Trouble Codes).
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Análise do comportamento do motorista (driver behavior) para indicar possibilidade de acidente e/ou detecção de desgaste excessivo do veículo:
- Freadas bruscas
- Aceleração excessiva com programação de limites
- Excesso de velocidade com programação de limites para pista seca ou sob chuva
- Rotação excessiva do motor
- Detecção de veículo engatado
- Curvas acentuadas e/ou em velocidade incompatível com o veículo
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Análise de diversos parâmetros do veículo:
- Nível e consumo de combustível
- Velocidade
- Rotação do motor (RPM)
- Distância percorrida
- Veículo engatado
- Posição do pedal do freio
- Posição do pedal do acelerador
- Temperatura do líquido de arrefecimento do motor
- Temperatura do óleo do motor
- Controle do hodômetro para manutenção periódica do veículo, controle de uso, etc
VEION V2M 100 – TELEMETRIA DE VEÍCULOS PESADOS, LEVES E COMERCIAIS LEVES
O V2M 100 é um módulo embarcado no veículo que funciona tanto para aplicações em veículos pesados (24V) como em veículos leves e comerciais leves (12V). Com o V2M 100, é possível coletar os dados da telemetria e enviá-los para dispositivos externos através de vários tipos de interfaces.
Características do Módulo de Telemetria V2M 100:
- Para uso em caminhões, ônibus, automóveis e veículos comerciais leves.
- Coleta de dados via padrões SAE J1939 e SAE J1979 (OBD II).
- Coleta de dados via protocolos proprietários.
- Coleta de dados via padrão SAE J1587 Interface SAE J1708 (RS-485): para uso em caminhões Volvo, por exemplo.
- Interfaces CAN (ISO 11898) e Serial KL (ISO 14230 e ISO 9141).
- Memória para armazenamento de dados.
- Firmware de telemetria.
- Entrada para sinal da ignição do veículo.
- Interface UART 5V TTL (ou 3V3) para comunicação com dispositivos externos (rastreador de parceiro, por exemplo).
- Interface RS-485 dedicada para comunicação com dispositivos externos (rastreador de parceiro, por exemplo).
- Interface Bluetooth de baixa energia para comunicação com dispositivos externos (rastreador de parceiro, por exemplo) e aplicações com dispositivos Android e iOS.
- Acelerômetro de três eixos para detecção de curvas acentuadas e/ou em velocidade incompatível com o veículo.
- Seis entradas - uma negativa, quatro positivas e uma analógica-digital - para uso geral.
- Duas saídas coletor aberto para uso geral (para pulsar um relé, por exemplo).
- Bateria interna (para log de dados e outros usos) com monitoramento de tensão.